O Caderno de Filosofia & Ciência foi um espaço de debates sobre o afazer científico e suas interações com outras culturas, que durou duas edições no jornal O Cometa Itabirano.
Os brasileiros Nelson Vaz, Guilherme Sá e Beto Vianna, os espanhóis Tomás Sánchez-Criado e Rubén Gómez-Soriano, os chilenos Ximena Dávila, Humberto Maturana e Humberto Gutiérrez e a norte-americana Susan Oyama discutem o biologizar, mostrando que há mais coisas voando no céu e rastejando na terra do que sonham os programas genéticos e os fatores ambientais. Capa do saudoso Fernando Fiúza e ilustrações de Mario Vale.
O Caderno entra na selva do comportamento humano e não-humano, incluindo os próprios cientistas. Participam a filósofa da psicologia Vinciane Despret, os etólogos César Ades, Dida Mendes, Rui de Oliveira e Hilton Japyassú, os psicólogos Tomás Sánchez-Criado, Rubén Gómez-Soriano e Flávia Rodrigues, o antropólogo Tim Ingold, os linguistas Beto Vianna e Eudênio Bezerra e o artista Angelo Campos. Capa de José Pires.